
Divulgação/ABDE
- Institucional
07/05/2025 às 14:57
Presidente da AGN é reconduzida à diretoria da ABDE para o biênio 2025-2027
Márcia Maia continuará a representar região Nordeste e agências de fomento do país na diretoria.
A diretora-presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), Márcia Maia, foi reconduzida ao cargo de diretora da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) para o biênio 2025-2027. A eleição ocorreu nesta quarta-feira (07), durante Assembleia Geral realizada no Hotel Windsor, em Brasília, reunindo representantes das 34 instituições que integram a ABDE.
A nova diretoria da entidade, que toma posse em junho, será liderada por Maria Fernanda Coelho, diretora do BNDES e ex-presidente da Caixa Econômica Federal, que assume a presidência da ABDE. A chapa eleita conta ainda com dois vice-presidentes e nove diretores representantes de instituições financeiras de todo o país, incluindo bancos públicos, agências de fomento, cooperativas de crédito e organizações voltadas ao desenvolvimento regional.
Márcia Maia destacou a importância da recondução e reafirmou o compromisso da AGN com o fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento (SNF). “A atuação da ABDE tem sido fundamental para ampliar o crédito orientado ao desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Brasil. Permanecer na diretoria representa o reconhecimento do trabalho da AGN e nos permite contribuir ativamente com políticas públicas que geram emprego, renda e oportunidades, especialmente no Nordeste”, afirmou.
A eleição foi conduzida pelo presidente da Assembleia Geral da ABDE e do BNDES, Aloizio Mercadante, e teve o apoio do atual presidente da associação e da Finep, Celso Pansera. Durante seu mandato, Pansera destacou avanços como a aprovação da Letra de Crédito de Desenvolvimento, a expansão do crédito para inovação e a atuação emergencial em apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul.
Além de Márcia Maia, foram eleitos para a diretoria: Alexandre Barbosa (Sicredi), Cláudio Stábile (Fomento Paraná), Cledir Magri (Cresol), Jean Benevides (Caixa), José Aldemir Freire (Banco do Nordeste), Marcelo Saintive (Bandes), Marcos Vinícius de Castro (AFEAM) e Roberto Batista (Banco da Amazônia). Euler Mathias (Banco do Brasil) será o primeiro vice-presidente e Heraldo Neves (BRDE) permanece como segundo vice.