Logotipo do governo do estado do Rio Grande do Norte
AGN - Agência de Fomento do RN
Planeta terra representado na cor verde cercado por predios

Pixabay

07/05/2024 às 10:12

Crédito pode ampliar impulso a negócios conectados com ODS da ONU

Agência de Fomento do RN opera linhas diversas linhas de crédito que abrangem, juntas, 11 dos 17 propostos pela ONU.

O setor privado tem papel essencial na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, pactuados pela União das Nações Unidas (ONU) em 2015 e seus 193 países membros. A missão de construir bases sólidas para o crescimento sustentável global a partir do alcance de metas até 2030 passa pelo compromisso do setor produtivo em defender essa bandeira.

Para auxiliar em caráter regional essa rede internacional de catalisadores do desenvolvimento sustentável, a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN) tem operado linhas de crédito e criado outras que tem impulsionado diversos setores no estado conectados com os ODS, com destaque para os três últimos produtos de crédito criados na instituição destinados à Agricultura Familiar, Pesca e Sustentabilidade.

Por meio de sua atuação, a Agência de Fomento do RN contribui com os seguintes ODS: Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem-Estar, Igualdade de Gênero, Energia Limpa e Acessível, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, além da Ação contra a Mudança Global do Clima.

As linhas oferecem financiamento a negócios que tenham foco na introdução, manutenção e/ou melhorias tecnológicas que gerem desenvolvimento sustentável, através de métodos que possam gerar impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente no RN.

O crédito pode ser para investimento, capital de giro ou mesmo de natureza mista, desde que sejam associadas a negócios sustentáveis. Os empreendimentos podem, por exemplo, adquirir biodigestores, fazer a transição energética de seus negócios e implementar o uso de energia solar, bem como, biodigestores, atualização de equipamentos de maior eficiência energética, dentre outros.

A instituição financeira opera desde financiamentos para Microempreendedores Individuais (MEI) no valor de R$ 21 mil até R$ 400 mil para empresas de médio e grande porte. Prazos, taxas de juros, garantias e eventuais carências variam de acordo com a natureza do empreendimento e linha de crédito contratada.

Caminho da sustentabilidade

A promoção do desenvolvimento econômico regional, o estímulo à inovação e ao empreendedorismo, o fomento à inclusão social e a redução das desigualdades regionais, bem como, a preservação do meio ambiente e promoção do uso sustentável dos recursos naturais são essenciais e requerem agentes locais como a AGN para que sejam alcançados e reverberem em nível regional, nacional e alcancem eco em todo o planeta ao integrar uma grande rede em prol do desenvolvimento sustentável.

Para Márcia Maia, diretora-presidente da AGN-RN, a meta é colaborar de maneira efetiva, contínua e estruturada na construção de uma sociedade conectada com ODS, e dentro da Agência de Fomento, intrincar as ações internas, a gestão e a criação de novos produtos para impulsionar a sociedade, por meio do setor produtivo e mesmo do consumo, no caminho da sustentabilidade.

"Vivemos um momento em que se torna mais que urgente uma ação coordenada da sociedade para que possamos evitar que nosso planeta chegue ao ponto de não-retorno, a partir do qual a vida na terra se tornará cada vez mais difícil. Por isso, realizar uma ação efetiva contra as mudanças climáticas, pelo fim da pobreza, no combate à desigualdade, a defesa da igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas são medidas fundamentais para um planeta melhor", destaca Márcia Maia.

Confira os canais de atendimento:

Microcrédito:
• 84 3232-6106
• 84 99607-1360 (Whatsapp)

Fungetur, FNE e FINEP:
• 3232-1583
• 84 99640-0700 (Whatsapp)