Logotipo do governo do estado do Rio Grande do Norte
AGN
Divulgação

Divulgação

AGN debate transição energética justa em evento do Sistema Nacional de Fomento

Nova edição do Fórum Debate realizada em Fortaleza-CE foi realizada pela ABDE e Banco do Nordeste durante toda a quinta-feira

Nesta quinta-feira (10) a diretora-presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN), Márcia Maia, participou do quarto encontro do Fórum Debate. A edição realizada em Fortaleza-CE teve a promoção da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e do Banco do Nordeste (BNB).

Além de representar a ABDE na abertura, Márcia Maia moderou o painel sobre "Emergência climática e transição energética: tendências globais e as oportunidades e desafios para o Brasil com foco na Região Nordeste". Para a dirigente, entre os diversos desafios que a transição energética apresenta, está o de garantir que as populações potencialmente afetadas por empreendimentos energéticos renováveis possam usufruir dos resultados econômicos produzidos por aqueles setores. "A transição deve ser justa com as populações implicadas territorialmente em projetos de energias renováveis", comenta.

Márcia destaca ainda a possibilidade de a transição energética colaborar com a reversão da desindustrialização precoce pela qual o Brasil passou nos últimos 30 anos. "É uma oportunidade histórica para criarmos empregos de qualidade e bem remunerados. É uma oportunidade para ampliar a exportação de produtor de alto valor agregado", conclui.

O evento, que contou com mais de 20 painelistas, expôs a necessidade de uma Transição Justa – termo que defende a alteração da economia atual para uma de baixo carbono, sem impacto negativo no dia a dia da população, a importante atuação das instituições financeiras de desenvolvimento no crescimento do Brasil e a contribuição da região Nordeste para a sustentabilidade nacional.

Dividido em duas mesas, o encontro reuniu mais de 200 pessoas na sede do Banco do Nordeste, na capital cearense. Entre os presentes, estiveram os representantes da AFAP, BRDE, Badespi, Abeeolica, CAF, Finep, Sebrae, Caixa Econômica, dentre outros.