
Alan Vasconcelos/ASCOM
- Eventos
20/02/2025 às 09:52
AGN apresenta oportunidades de crédito às Instâncias de Governança Regionais
Evento reuniu representantes de regiões turísticas, gestores municipais, membros do trade turístico e parceiros
A Agência de Fomento do RN (AGN-RN) apresentou oportunidades de crédito e iniciativas para ampliar o acesso aos recursos durante o 4º Encontro das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Estado. O evento foi realizado pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e reuniu representantes das onze regiões turísticas potiguares, além de gestores municipais, membros do trade turístico e parceiros institucionais no Centro de Convenções, em Natal.
Dentre as diversas palestras oferecidas em meio à programação, coube a diretora-presidente da AGN, Márcia Maia, falar sobre o crédito disponibilizado pela Agência de Fomento e como ele pode chegar aos empreendedores. Para se ter uma ideia, entre 2019 e 2024, a instituição realizou mais de 34,5 mil financiamentos com a injeção de quase R$ 200 milhões na economia norte-riograndense.
Márcia Maia destacou, durante sua apresentação, a importância da articulação entre os atores locais, a necessidade de mapeamento de oportunidades, o apoio aos projetos de desenvolvimento regional e a capacitação técnica para que o crédito seja bem aplicado.
"Quando conseguimos fortalecer as conexões com as estruturas organizadas da sociedade civil e, mesmo do próprio estado, garantimos que os recursos que dispomos podem chegar a quem precisa, nas condições necessárias, e para atender a uma demanda existente", observou Márcia Maia.
O encontro teve como objetivo consolidar a política de regionalização do turismo e fortalecer as IGRs, que são fundamentais para a gestão descentralizada do setor. No evento foram debatidos temas estratégicos para o desenvolvimento turístico do estado, como governança e comunicação corporativa, importância do Cadastur para o fortalecimento do turismo e a promoção turística nos destinos do RN.
Sobre as Instâncias de Governança Regionais
As IGRs desempenham um papel estratégico e inovador ao representar a esfera pública. Constituem-se como espaços de articulação de atores públicos, privados, sociais e do terceiro setor que têm por objetivo a proposição, análise, coordenação e monitoramento de políticas, planos, projetos e ações na busca do desenvolvimento do turismo sustentável. O papel fundamental é reforçar a capacidade dos grupos para lidar com seus problemas e oportunidades, objetivos e metas, e mobilizar e gerenciar seus recursos.
O 4º Encontro das Instâncias de Governança Regionais do RN contou ainda a participação da Emprotur, Ministério do Turismo, prefeitos, secretários e servidores de municípios de todas as regiões do Estado, além de representantes do Sindetur, ABIH/RN, Sebrae, BNB.